Para entender o que é robótica, é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, envolve matérias como engenharia mecânica, engenharia elétrica, inteligência artificial, entre outras, facilitam ou substituem vários tipos de tarefas humanas.
As máquinas
Pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Atualmente as pessoas utilizam os robôs para as tarefas do dia-a-dia.
Leis da robótica
- - Um robô não pode ferir nem permitir que nenhum ser humano seja ferido;
- - O robô deve obedecer a todas as ordens dos humanos, exceto as que contradigam a primeira lei;
- - O robô deve auto proteger-se, salvo se para fazê-lo deva entrar em conflito com a primeira ou segunda lei.
História da Robótica
O termo "robô" foi pela primeira vez usado pelo checo Karel Capek na peça de teatro R.U.R. (Rossum's Universal Robots), estreada em janeiro de 1921 em Praga. Inicialmente Capek estava decidido a chamar as criaturas da sua peça de "labori", em clara referência ao latin "labor (trabalho)", mas optou pela sugestão do seu irmão e deu-lhes o nome de "roboti". A palavra robô, derivada de "robot/roboti" tem como raiz a palavra checa "robota", a qual significa "trabalho duro" e tem como uma das suas derivações a palavra "rabu", que significa "escravo".
O termo "robótica" foi popularizado pelo escritor de ficção científica Isaac Asimov, no seu primeiro livro (Robot), de 1950. Neste livro, Asimov criou as Leis da robótica.
A ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações. Devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferecem, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem atual.
Karel Capek Isaak Asimov
Vantagens e Desvantagens da Robótica
Vantagens:
- Notável Precisão de Resultados;
- Maior Rapidez de Produção;
- Melhor Qualidade de Finalização;
- Baixos Custos de Mão de Obra;
- Enorme Eficiência;
- Acesso a Lugares Inacessíveis ao Ser Humano;
- Eliminação de Tempos Mortos;
- Flexibilidade ao Processo de Fabricação.
Desvantagens:
- Menor Taxa de Empregabilidade;
- Perigo de Autocontrole;
- Forte Vulnerabilidade á Existência de Vírus.

.png?1530805622)